domingo, 3 de junho de 2012

A Intérprete (The Interpreter)

Ontem a noite tive a oportunidade de assistir ao filme A Intérprete. O que me levou a ele é um trabalho que estou realizando na faculdade sobre a Organização das Nações Unidas, que me fez procurar toda e qualquer referência sobre o tema. Para ser sincera, acredito que o filme pouco me será útil no trabalho, pois o que falam da ONU é o clichê que todos já conhecemos. No entanto, assistir a esse filme, definitivamente, não foi tempo perdido.

Antes de mais nada, como sempre, vamos à sinopse: Silvia Broome (a linda Nicole Kidman, atriz pela qual, confesso, sou apaixonada) é uma intérprete das Nações Unidas, fluente em 8 línguas, inclusive alguns dialetos africanos, já que nascera na África. Certa noite, por acaso, ela ouve uma ameaça de morte a um chefe de Estado africano, que viria discursar em poucos dias na Assembleia Geral.

Ao relatar o que ouviu, agentes federais passam a protegê-la e, ao mesmo tempo, investigar seu passado. O agente Tobin Keller (Sean Penn) descobre uma relação entre a história de Silvia na África e o chefe de Estado que está para chegar nos EUA, fazendo com que ele passe a desconfiar, inclusive, do envolvimento dela com o possível crime. Quanto mais os dois personagens adentram nessa história, crimes e assassinatos são revelados e a dúvida que demora a ser solucionada: estaria Silvia envolvida, de fato, nessa trama?


Vamos agora às críticas: ao pesquisar um pouco as opiniões a respeito do filme, encontrei algumas críticas negativas: "Um suspense político que está mais para drama, mas que ainda assim reserva suas poucas qualidades", "Um filme com cara de Sidney Pollack, mas ainda mais chato que de costume". Particularmente, não concordo com elas. O filme não possui uma carga demasiadamente dramática, apenas o necessário para envolver o público na trama. E o suspense possibilitou um envolvimento até o fim, uma vez que muitas perguntas pairam e só se solucionam no final. Apesar de ter um tema político, o entendimento de sua história é simples e, mesmo aqueles que não se interessam por assuntos diplomáticos e de relações internacionais, é um filme que retém a atenção desde o início.


Além disso, preciso destacar a atuação dos protagonistas. Posso ser suspeita ao falar de Nicole Kidman, mas nesse filme, ela se superou. Ela proporciona um caráter misterioso à personagem, fazendo com que o público demore a entender exatamente quais são suas reais intenções. Mesmo sob o desafio de falar várias línguas, sua interpretação se mostrou natural e extremamente convincente.
Sean Penn também mostra grande talento com sua atuação. Seu personagem havia perdido a esposa há poucos dias, mas ao mesmo tempo tinha de lidar com toda a pressão e responsabilidade desse possível crime. Penn consegue interpretar Tobin Keller de forma bem humana, o que eu acho bastante interessante. Ele não é extremamente frio e profissional, mas ao mesmo tempo não se mostra fraco, mesmo ao contar para Silvia sobre a morte de sua esposa. Os atores mostraram também uma sintonia muito interessante entre si, tornando A Intérprete um excelente filme.
A seguir o trailer do filme, para quem se interessou:


2 comentários:

  1. Parabéns Pelo blog

    ASS:Fabiano do blog os inofensivos

    ResponderExcluir
  2. http://filmescomlegenda.net/fcl/primavera-verao-outono-inverno-e-primavera-bom-yeoreum-gaeul-gyeoul-geurigo-bom-spring-summer-fall-winter-and-spring-2003/

    Recomendo que, se ainda não assistiu, assista ao filme relatado no link, só pelas belíssimas imagens e a excelente fotografia já valeria a pena, porém ele encerra uma mensagem muito importante do budismo, que é a Lei da Causa e Efeito além de uma pequena noção de karma.

    Gasshô

    ResponderExcluir