segunda-feira, 2 de julho de 2012

Um Sonho de Liberdade (Shawshank Redemption)

Boa noite,

Me ausentei por muito tempo. Motivos foram vários.. viagens, faculdade, correria de provas e trabalhos.. Mas agora que estou (quase) de férias, decidi voltar a escrever e recuperar o tempo perdido.

Na verdade, o que mais me motivou foi o incrível filme que assisti ontem mesmo. Sempre que assisto um filme que me agrada bastante eu acabo me entusiasmando ao descrevê-lo. Perdoem possíveis exageros meus, mas realmente me surpreendi com essa história incrível, dirigida por Frank Darabont, protagonizada (e narrada) por ninguém menos que Morgan Freeman, além do ator Tim Robbins, que eu particularmente não conhecia exatamente o trabalho, mas me impressionei com a qualidade de sua atuação.

Uma descrição do enredo: Andy Dufresne (Tim Robbins), um rico banqueiro, é acusado injustamente do assassinato de sua esposa e seu amante. Devido à gravidade do crime, Andy é sentenciado a prisão perpétua na penitenciária de Shawshank (daí o nome, em inglês, do filme) onde, de início, sofre agressões e abusos diversos, seja de detentos que o corrompem sexualmente, seja do diretor e capitão que o agridem e o manipulam. Lá ele também conhece Red (Morgan Freeman), detento famoso por realizar compras ilegais de produtos para os detentos.

Andy e Red em um partida de damas
Red, narrador da história, logo conta perceber em Andy algo diferente. Detentor de uma incrível genialidade, o personagem realiza, no decorrer da história, diversas ações (algumas mais pontuais, outras nem tanto, mas todas maravilhosas) para proporcionar aos detentos cultura e breves momentos de felicidade e liberdade. E no final (não se preocupem, não contarei!), Andy expressa mais do que nunca sua genialidade, num feito que, sinceramente, consumiu horas de meus pensamentos ao terminar de assistir ao longa metragem.

Eu acredito, realmente, que essa história é uma das mais incríveis que já assisti. Não apenas pela trama central de Andy (me entusiasmo bastante com histórias sobre pessoas inteligentes, rs), mas também por apresentar uma visão bastante interessante de como é a realidade de um prisioneiro. Admito que o diretor atenuou alguns dos momentos mais "pesados" do filme, e portanto o dia-a-dia daqueles homens não pode ser levado, ao pé da letra, como o verdadeiro dia-a-dia de um detento. Os protagonistas têm muita sorte de terem se encontrado e de terem formado um grupo de amigos relativamente saudável, algo que, acredito eu, não seja muito comum em uma penitenciária.
Capa do filme
Porém, algumas perspectivas apresentadas são muito interessantes. A percepção de liberdade, já totalmente abandonada por Red e que Andy busca trazê-la de volta. A ideia de que a prisão pode ser um local ruim no começo, mas que depois de um tempo (como os quase 20 anos de Andy, ou os 40 de Red) é a única realidade conhecida pelos detentos, o que faz com que sofram para voltar à vida real. E ainda a ideia de subserviência dos presos para com seus superiores, homens detestáveis que, de fato, mereciam estar naquele lugar mais do que muitos homens presos ali.

Bom, qualquer passo que eu dê a partir daqui sobre esse filme pode acabar introduzindo cenas que realmente não merecem ser contadas, mas sim, assistidas. Se alguém (como é o meu caso) vive em busca de um filme que o deixe de olhos abertos, o proporcione emoções mil, e o surpreenda de todas as formas possíveis com um final extraordinário, vale a pena assistir a Um Sonho de Liberdade.

Trailler:


4 comentários:

  1. Olá!
    Conheci seu blog por acaso... e até agora estou gostando! :D

    Essa estória é uma de minhas favoritas...o filme, que é até tem velhinho, é baseado num conto de Stephen King(se você gostou do filme vai adorar o conto, que faz parte do livro: Quatro Estações).

    Outro que talvez você goste é : Á espera de um milagre ( http://www.youtube.com/watch?v=jKsz4wlxY50 )
    Também tenho um blog:

    misturebabrasilspab.blogspot.com.br

    Visitime e deixe uma crítica lá... é sempre bom ouvir opiniões sinceras!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheise,
      obrigada pela visita!
      Não sabia mesmo que essa história era baseada numa história de Stephan King, vou ver se procuro esse livro para comprar.

      A Espera de Um Milagre eu também já vi. Um dos mais emocionantes que conheço, realmente incrível!

      Vou te visitar sim, passe sempre por aqui!
      Abraços.

      Excluir
  2. Concordo, adorei esse filme, um dos melhores que eu já assisti. Comprei e tenho guardado. Muito bem feito e inteligente o enredo, emocionante. Filme inesquecível. Obrigado pela visita a meu Blog e as palavras elogiosas. Gostei das joias do seu Relicário. Fábio Murilo. http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Carina.
    Assisti esse filme já faz um tempo, mas, realmente, é uma história muito boa.
    Não me lembro mais de detalhes por que é um filme que assisti logo após o lançamento, mas o final é inesquecível.
    Tenho ele aqui em casa e já estou querendo assisti-lo faz um tempo. Agora, lendo seu post me deu mais vontade e vou assisti-lo hoje.
    Sucesso pro seu blog.
    Muito bonito e muito bem escrito.

    Beijinho

    ResponderExcluir