segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Primeia Noite de um Homem (The Graduate)

Boa noite amigos,

Estou voltando a escrever por aqui depois de cerca de um ano parada. O motivo de minha ausência? Uma oportunidade incrível de passar um ano em Nova York. Com o meu retorno, volto também com uma bagagem cultural imensa, proveniente do lugar mais singular e heterogêneo que já conheci. Fiquei feliz em encontrar o blog com mais de 1.000 acessos, mesmo depois de todo esse tempo, outro fator dentre vários que me motivou a voltar a escrever.

O filme que decidi resenhar é clássico americano de 1967, A Primeira Noite de um Homem, dirigido por Mike Nichol. Apesar da péssima tradução para o português de seu título (The Graduate, em inglês), não pense que a temática será meramente romântica, trash, ou mesmo sexualizada. O filme, de gênero cômico-dramático, é um retrato interessantíssimo da sociedade americana da época e retrata como poucos a vida e as inseguranças de um jovem, tanto nesses tempos como, me arrisco dizer, atualmente. Contrariando os conceitos da década, o longa trabalha a insegurança, a dominação e o controle, de maneira vanguardista, com ótimos simbolismos que serão embasarão esse post.


Famosa imagem de capa do filme
Famosa imagem de capa do filme

Encontramos aqui um jovem chamado Benjamin Braddock (interpretado - acredite - por Dustin Hoffman, no comecinho de sua carreira), que havia se formado recentemente e encontrava-se extremamente pressionado por todos a sua volta a respeito do que fazer com seu futuro. Em uma festa organizada por seus pais para celebrar sua graduação (na realidade, um grande exibicionismo por parte deles com o intuito de impressionar seus amigos com os feitos de seu filho), Benjamin conhece Mrs. Robbinson (Anne Bankroft), uma senhora pelo menos uns 20 anos mais velha, que acaba por seduzí-lo. A partir daí, cenas divertidíssimas passam a ocorrer, sempre baseadas na insegurança de Benjamin e no imenso controle que Mrs. Robbinson consegue exercer sobre o garoto. Na época, o filme se tornou tão famoso que "Mrs. Robbinson" virou um termo comum nos Estados Unidos para caracterizar exatamente mulheres que se relacionam com homens mais jovens.


Curiosidade: apesar de representarem personagens com idades bastante diferentes, os atores tinham apenas 6 anos de diferença entre si na vida real.


Benjamin divide cena com aquário, elemento emblemático do filme
Benjamin divide cena com aquário, elemento emblemático do filme

Com um elenco incrível que contou ainda com a lindíssima Katharine Ross no papel de Elaine, filha de Mrs. Robbinson, esse filme é repleto de mensagens implícitas e interpretações que permeiam o momento que o personagem está vivendo. O mais interessante de todos é a relação de Benjamin com o elemento água, facilmente perceptível na história. Esse elemento geralmente carrega significados diversos, mas aqui retrata basicamente o sufocamento e a insegurança do protagonista. Logo no começo da trama, Ben encontra-se pensativo, dividindo a cena com um aquário em seu quarto, enquanto a festa de sua graduação ocorre no andar térreo da casa. Ben está se despedindo de sua vida adolescente nesse momento, cheia de liberdades e poucas responsabilidades, para a vida adulta, repleta de deveres e que, em um primeiro momento, o assusta. O aquário representa aqui essa nova vida e as pressões que ela traz consigo.

Um momento em que isso é ainda mais evidente ocorre alguns minutos depois, quando o pai do jovem lhe presenteia com uma roupa de mergulho. A comprovação de sua insegurança se torna clara quando Ben coloca a roupa e é forçado por seus pais a mergulhar na piscina de casa em frente aos seus amigos, representando a obrigação do menino em imergir nesse novo mundo. O protagonista encontra-se simplesmente apavorado, receoso e envergonhado.


Benjamin com roupa de mergulho imerso na piscina
Benjamin com roupa de mergulho imerso na piscina

Momentos mais tarde, a relação de Benjamin com a água aparentemente muda, assim que o relacionamento com Mrs. Robbinson começa. O personagem agora aparece flutuando sob a piscina (imagem abaixo), aparentemente relaxado. Ele passa a crer que sua vida se endireitou, quando na verdade ele está sendo sugado e controlado pela amante. A forma que o diretor encontrou para retratar isso foi um ótimo jogo de cenas, que misturam as noites do casal com os dias de Ben sob a piscina. Ele parece estar tranqüilo, mas no momento que mergulha novamente na água, a cena é transferida para ele indo deitar-se com Mrs. Robbinson, como se ela fosse o tanque d'água que o absorve.


Ben descansando sob a piscina
Ben descansando sob a piscina

No decorrer da história, diversas outras cenas contém interpretações incríveis que tornam o filme uma real obra de arte. Pouparei os próximos, primeiro pois não desejo me prolongar muito mais nesse post, e segundo para manter a curiosidade de meus leitores. Caso assistam, recomendo que atentem para esses elementos, que se fossem todos descritos aqui poderiam virar até mesmo um trabalho de graduação. O filme se tornou um de meus prediletos e, para completar, ainda conta com uma trilha sonora espetacular de Simon e Garfunkel (destaque para Sound of Silence e Scarborough Fair). Espero que essa análise tenha lhes trazido interesse, pois o filme realmente vale a pena (mesmo para aqueles que não costumam se interessar por filmes mais antigos, como já foi meu caso).

Como de costume, colocarei um vídeo do filme para vocês darem uma olhada. Procurei um trailer oficial, mas não encontrei nenhum realmente confiável. De qualquer forma, segue este daqui:





2 comentários:

  1. Bacana tua análise do filme... Acho que vi quando era bem mais novo, mas vale a pena rever... Valeu pelo comentário no meu blog... Não deixe de escrever, pelo menos no meu caso, é o que mantém minha sanidade...

    ResponderExcluir
  2. Simplesmente me encanto por quem sabe escrever e que nos prende ate o final de determinado post, enfim adorei sua análise do filme, e acredite não costumo me interessar por filmes antigos (o que vem mudando) porém fiquei curiosa com o filme, afinal todos nós temos medo quando se trata de passarmos de uma fase da vida para outra que requer muitas responsabilidades, de alguma forma me encaixei nessa história! Obrigada pela visita em meu blog, espero que continue-o a visita-lo. Xoxo
    http://k-cliche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir